Como melhorar o sinal da sua rede WI-FI

O acesso à internet pela rede WI-FI é o mais utilizado hoje, em todos os lugares que vamos tem um roteador wireless mais nem sempre seu sinal consegue atingir todos os ambientas do local. Seu funcionamento por meio de ondas de radio elimina a necessidade de cabos e conectores para acessar a internet.

Com avanço da tecnologia, atualmente temos aparelhos que permitem uma propagação maior desse sinal, um exemplo disso é o repetir, ele recebe esse sinal do roteador wireless e amplifica dando uma potencia maior na área de cobertura.
Agora irei dar algumas dicas de como melhorar o sinal de seu roteador.

1.Local ideal

Embora existam muitas opções de melhorar seu sinal uma bem simples que às vezes pode resolver e o posicionamento do roteador, procure deixa-lo em um local estratégico de preferencia um ponto central onde tenha menos barreiras que podem impedir que o sinal seja bloqueado.

2.Trocar a antena por uma de maior potência

Trocar a antena do seu roteador pode ajudar a melhorar a força e potência. Os aparelhos convencionais vem de fabrica com antenas de 2dBI ou 3 dBI. Verifique se é possível um upgrade para uma antena de 12 dBI.

3.Mudança de canal

É muito provável que na sua região boa parte dos morados ou todos tenha um sistema de rede Wireless em casa e todos utilizam a configuração de fabrica inclusive o mesmo canal, isso pode gerar interferência diminuindo a potência do seu aparelho.

Hoje tem diversos aplicativos que faz essa analise, o WiFi Analyzer para Android e um bom app, apresenta gráficos e mapas mostrando quais os canais estão sendo usado, com essa informação você pode mudar a sua rede para uma canal diferente dos demais trazendo uma melhora no sinal.

4.Mantenha seu roteador atualizado

É importante sempre manter seu roteador atualizado, seu desempenho depende disso também. Existem quatro tipos de protocolos “IEEE 802.11” para redes sem fio: A, B, G e N. O padrão N é o mais potente deles. Os A e G transmitem informações em até 54 Mbps. O Padrão B transmite ate 11 Mbps de velocidade, já o padrão N é o mais moderno e rápido que temos no mercado que consegue transmitir e receber dados em até 600 Mbps.

 

Deixe um comentário, vamos trocar uma ideia.

Um abraço,

Rubens Firmino

Diretor Comercial

Noteclass