4 Dicas para deixar o TI de sua empresa seguro e eficiente

Confira como estas 4 dicas vão deixar o TI da sua empresa mais seguro.

• Manter softwares atualizados

Quando falamos em atualização de software logo pensamos no sistema operacional Windows mais utilizado no mercado hoje e de cara desistimos devido a demora que leva pra ser feita, e no dia a dia cheio de tarefas nunca paramos os processos da empresa para realizar essa tarefa, mais quando pensamos na importância dessas atualizações vemos as vantagens que elas trazem.
As empresas desenvolvedoras de Softwares estão sempre trabalhando e buscando falhas em seus sistemas para corrigi-las o mais rápido possível e essas atualizações são exatamente essa correção, melhoria e melhor segurança no seu uso, sem essas atualizações você fica vulnerável abrindo uma brecha na segurança e são nessas falhas que os hackers exploram e atacam infectando seu computador com Malwares e softwares maliciosos que coletam dados podendo te gerar um enorme prejuízo.
Essas atualizações estão disponíveis para o sistema operacional quanto para programas e software individuais adicionando novos recursos, correções de bugs e correções de brechas de seguranças mais recentes.

• Manter seu Hardware atualizado

Não podemos esquecer do Hardware que é a parte física do computador como memorias, Hard disk , processadores e outros, a importância de sempre manter seu computador atualizado e que ele precisa acompanhar o sistema operacional e os aplicativos. Com a rápida evolução tecnológica que temos hoje os programas ganham novas funções, mais segura e novos layouts e tudo isso demanda de um Hardware mais potente, caso não acompanhe essa evolução isso lhe trará muitos problemas como mau desempenho em suas tarefas e rotinas de trabalho.

• Manutenção preventiva periódica

Devemos se atentar também na manutenção preventiva periódica, muitas vezes se esquecemos de que um dia seu computador pode apresentar defeito e te deixar na mão no momento que mais precisa dele, é por isso que a preventiva é importante, com ela podemos saber como anda a saúde do seu computador. Hoje existem diversos métodos e programas que auxiliam nessa verificação, podemos saber se a temperatura esta adequada, se o Hard Disk esta atuando com bom desempenho e se o sistema operacional possui vírus e programas maliciosos que podem afetar o desemprenho do seu computador.

• Sistema de backup automático local e na nuvem

Iremos falar sobre a importância de ter um sistema de backup de dados na sua empresa, um dos mais seguros hoje é o Backup em nuvem. Você sabe o que é Backup em nuvem? Vamos lá, o backup em nuvem ou Cloud Backup consiste em copiar e armazenar todos seus arquivos e dados do seu computador em um lugar externo, assim garantindo maior segurança. Backup em nuvem são espaços virtuais disponibilizados por empresas especializadas em armazenamento de dados em nuvem com tecnologia e segurança de ponta.

Você pode ter a maquina mais potente do mercado mais um dia ela irá apresentar defeito pelo seu tempo de uso, essa é a ordem natural dos equipamentos eletrônicos, e se um dia ela der problema? Seu HD queimar ou seu sistema for infectado por algum tipo de vírus de criptografa todos seus dados? Já pensou no desespero que deve ser caso esses dados sejam de muita importância? Ai que entra a importância de se ter um backup, caso seja um Backup em nuvem basta você acessar sua conta em qualquer outro computador ou local que seus dados estarão salvos e intactos e em paralelo com sistema em nuvem é bom ter um backup local também, pode ser um HD externo, os dois sendo gerenciados automaticamente por softwares especializados.

Pensamos em outro cenário, se tiver apenas o backup local e um dia sua empresa é assaltada e levam seu computador e o HD de backup? Todo o trabalho e investimento em backup se tornam em vão e por isso a importância de ter essa redundância trabalhando com backup local e na nuvem.

 

Deixe um comentário, vamos trocar uma ideia.

Um abraço,

Rubens Firmino

Diretor Comercial

Noteclass